Processos Simplesmente Inteligentes | SML Brasil

Carimbo do tempo: como atribuir valor jurídico de longo prazo aos documentos eletrônicos

> Apresentação 100% ONLINE e 100% GRATUITA

> Assista agora a gravação

ASSISTIR GRAVAÇÃO!
Rafael Bortolini

Rafael Bortolini

Diretor de P&D na SML Brasil

Leonardo Luzzatto

Leonardo Luzzatto

Gerente de P&D na SML Brasil

Sérgio Roberto

Consultor de vendas na Bry Tecnologia

Aprenda TUDO sobre o carimbo do tempo

Você já se perguntou sobre como garantir que um documento digital tem valor jurídico? Ou o que garante que um documento digital é autêntico? Essas perguntas podem ter várias respostas, algumas mais simples e outras mais complexas. A discussão acerca do assunto é extensa e polêmica.


Assinatura digital, assinatura eletrônica, blockchain e uma série de tecnologias prometem garantir a autenticidade de transações e documentos digitais. Mas pouco se fala no carimbo do tempo. Você já ouviu falar?


O carimbo do tempo é um recurso criptográfico que garante a existência de um documento assinado digitalmente, mas as aplicações vão além de assinatura em documentos.


Nessa apresentação, descubra TUDO sobre o carimbo do tempo. O que é, porque utilizar, para que serve, como funciona e cenários de aplicação (com demonstração prática).


Rafael Bortolini, diretor de P&D da SML, abriu esse evento com dois convidados especiais:


Sérgio Roberto, da Bry Tecnologia, discorreu a respeito do Carimbo do Tempo. Trazendo conceitos dessa solução e casos práticos de uso.


Leonardo Luzzato, gerente de P&D da SML Brasil, demonstrou na prática como o carimbo do tempo pode reforçar a segurança de uma assinatura digital através do Orquestra ECM, nossa solução para gestão de documentos.


Agenda do evento:


1 - O que é o carimbo do tempo

2 - Figura explicativa de porque utilizar

3 - Normativas icp-brasil

4 - Para que serve o carimbo do tempo

  • 4.1 - tempestividade
  • 4.2 - integridade
  • 4.3 - arquivamento de longo prazo
  • 4.4 - auxilio na validação de poderes e alçadas
  • 4.5 - proteção criptográfica por longo prazo com surgimento de novas tecnologias

5 - Como funciona o carimbo do tempo

  • 5.1 - modelo icp-Brasil
  • 5.2 - modelo Observatório nacional

6 - Cenários de aplicação

  • 6.1 - validade de longo prazo
  • 6.2 - protocolo eletrônico
  • 6.3 - correio seguro
  • 6.4 - ponto eletrônico
  • 6.5 - assinatura eletrônica
  • 6.6 - registros autorais

7 - Demonstração prática de assinatura digital com carimbo do tempo

ASSISTIR GRAVAÇÃO!
SML

SOBRE OS APRESENTADORES

Rafael Bortolini

Rafael Bortolini é Professor em cursos de ensino superior e atualmente Diretor de P&D / Inovação da SML Brasil, uma das principais empresas brasileiras em tecnologias para apoiar gerenciamento de conteúdo (ECM) e gerenciamento e automação de processos de negócios (BPM). Líder em equipes que desenvolvem integrações entre ferramentas de colaboração e Internet de Coisas, inteligência artificial, blockchain e sistemas de análise de dados. Mestre em Engenharia de Produção.


Rafael Bortolini

Diretor de P&D e Inovação

Leonardo Luzzatto tem MBA em Gestão de Negócios e Tecnologia da Informação pela Unisinos, graduado em Sistemas de Informação pela PUC-RS. Possui experiência de dezoito anos no mercado de TI atuando em análise, desenvolvimento e engenharia de software e dezesseis anos de experiência em soluções integradas com Suite de Gestão por Processos. Participação e apresentação em evento internacional de BPM.Tenho 15 anos de experiência na área de TI​ e 10 anos atuando na área comercial provendo soluções de Tecnologia​. Possuo várias experiências em implantações de projetos de Tecnologia e Inovação.


Leonardo Luzzatto

Gerente de P&D

Leonardo Luzzatto
Sérgio BRy Tecnologia

Sergio Roberto é Mestre em Ciências da Computação pela UFSC com experiência na área de tecnologia, gestão pública e privada. Há 16 anos atuo nos segmentos de criptografia, segurança, assinatura digital e carimbo do tempo, com amplo conhecimento da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira. Atuei como desenvolvedor de soluções na BRy Tecnologia, gerente de governo eletrônico pelo Governo do Estado de Santa Catarina, diretor de ciência e tecnologia pela Prefeitura de Florianópolis e diretor técnico e de negócios da CEITEC semicondutores. Estas experiências me permitiram entender e discutir o cenário de uso da certificação digital desde o aspecto técnico até o de negócios. Atualmente, sou consultor de vendas na BRy Tecnologia - Soluções em Certificação Digital.


Sergio Roberto de Lima e Silva

Consultor de vendas na BRy Tecnologia

Descubra como garantir validade jurídica de documentos com carimbo do tempo <3

Preencha o formulário ao lado para participar.