Processos, simplesmente, inteligentes.

Semana da transformação de processos.

De 19 a 23 de outubro.

Se você precisa transformar e organizar os processos da sua empresa, esses eventos são feitos para você!

Apresentação online e gratuita.

Quero receber a gravação

Como o Banco Bmg transformou os processos organizacionais? Uma história de desafios e sucesso.

Com Gestor Regional da ABPMP São Paulo, David de Freitas Neto e Banco Bmg.


O benchmarking que você precisava está aqui! Essa é uma história de sucesso!


Sabemos que a rotina de trabalho muitas vezes impacta negativamente nos processos organizacionais, não dando abertura para otimização ou melhoria continua. Resultado: retrabalho, falta de padrão e aumento do risco operacional.


Para fazer a abertura da Semana da transformação de processos, o Banco Bmg compartilhará como conseguiu mudar a realidade da rotina de trabalho através da transformação de processos: melhorando a eficiência operacional, minimizando os riscos, eliminando desperdícios e custos e aumentando sua produtividade.

Renata Cavalcante de Sequeira


Head da área de Projetos e Processos do Banco Bmg e com mais de 14 anos de experiência na área de Gestão e Melhoria de Processos de Negócio adquirida em empresas nacionais e multinacionais do ramo de bancos, varejo, commodities e serviços financeiros. Formada em Sistemas de Informação pela Universidade São Judas Tadeu e pós-graduada em Administração de Empresas pela Universidade Fundação Getúlio Vargas e certificada em Black Belt e Agile Coach com sólidos conhecimentos em metodologias ágeis e Lean Seis Sigma.



Rodrigo Correa Vianna


Especialista em Gestão de Projetos e Melhoria de Processos

no Banco Bmg, reúne mais de 10 anos de experiência

na área financeira, além de trabalhos realizados em consultoria

de melhoria contínua. Formado em Direito, pós-graduado em

Administração e com especialização em Gestão de Projetos e

Melhoria de Processos, possui ainda certificações como: DPO, PSM I, PSPO e RPA.

David de Freitas Neto


Matemático, possui MBA em Gestão de Projetos pela FIAP e especialização em estratégia avançada de negócios pela Universidade de LaVerne, na Califórnia. Desde 2000, atua na área de tecnologia, em projetos e produtos voltados para gestão documental (GED/ECM), workflow (BPM) e câmbio. Possui diversas certificações na área de processos, projetos e documentos, como por exemplo a CBPP pela ABPMP, SixSigma Yellow Belt, além de outras na área de projetos e TI (Scrum, Devops e ITIL). Já liderou projetos premiados internacionalmente e, atualmente, também é Gestor Regional da ABPMP-SP. É apaixonado por tecnologia e busca ajudar as empresas a entregar mais valor em seus negócios através de soluções de gestão de processos e informação.

Customer Experience e Jornada do Cliente integrada aos Processos de Negócio

Direto de Portugal, com vocês, Gart Capote.


Mais do que comprar produtos e serviços, os clientes, hoje, compram experiências. E como ficam os processos da sua organização em meio a esse cenário? Os seus processos estão preparados para atender o cliente? A experiência do seu cliente é o processo por qual ele percorre.


Diretamente de Portugal, Gart Capote (um ícone da história de BPM no Brasil), falará sobre Customer Experience e Jornada do Cliente integrada aos Processos de Negócio.


E tem mais: ao participar do evento, você concorrerá a e-books personalizados pelo Gart. 💜

Gart Capote


Gart Capote é autor de 6 livros internacionalmente referenciados por instituições de ensino superior e utilizados em teses, concursos públicos e muita prática profissional. Além disso, é o criador da técnica de "Modelagem da Verdade" com BPMN, do canvas para "Customer Journey and Process Integration" e da inovadora "BXD Matrix".

Idealizador, fundador e ex-presidente da ABPMP Brasil, também é o idealizador, fundador e presidente da Business Experience Design International Alliance. Atua como consultor e instrutor internacional para análise, melhoria e transformação de processos, produtos e serviços com o foco do cliente e o uso da BXD Matrix.

Com milhares de horas de projeto em dezenas de clientes, e com mais de 3400 profissionais formados em suas turmas, é uma das principais lideranças internacionais para a evolução de métodos de gestão e transformação de processos, produtos e serviços.

Modelagem de processos na prática: afinal, como se automatiza um processo?

Com Gestor Regional da ABPMP - RS, Marcelo Rodrigues.


Transformação digital na prática! Muito se fala em processos automatizados, automatização de processos, mas, no fim das contas, como se faz isso?


Nesse encontro, o Gestor Regional da ABPMP-RS, Marcelo Rodrigues, vai mostrar como se tira uma modelagem de processo do papel e faz a sua automatização em poucos passos, com uma ferramenta de gestão de processos.

Marcelo Rodrigues, Gestor Regional da ABPMP do Rio Grande do Sul


Marcelo Rodrigues é Gestor Regional da ABPMP no RS (Association Of Business Process Management Professionals International) e Especialista em Soluções na SML Brasil. Administrador e profissional certificado CBBP – esta certificação chancela seus conhecimentos na disciplina BPM. Na SML Brasil, Marcelo atua em todas as fases de projetos que visam automatização de processos, como também ministra treinamentos sobre a disciplina de BPM.

Mesa redonda: kaizen e melhoria contínua. Como aplicar?

Com Bruna Amaral Castro e convidados.


Depois que você transforma um processo você precisa manter uma melhoria contínua. Melhorar, otimizar, propor evolução para os processos, criar programas de melhorias, kaizen.


Dessa forma, Bruna Amaral Castro irá comandar uma mesa redonda com especialistas da SML Brasil, para falar como nós aplicamos melhoria contínua nos nossos processos. Traremos exemplos reais do que já otimizamos na nossa rotina.

Bruna Amaral Castro


Engenheira de Produção, formada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos, é CBPP e auditora de processos formada pelo Instituto de Qualidade Automotiva (IQA). Possui 10 anos de experiência atuando em melhorias de processos de negócio em empresas de grande porte como: Ferramentas Gedore, AGCO do Brasil, John Deere e DHB Global. Aqui na SML Brasil, atua com o desenvolvimento corporativo e projetos estratégicos, além disso, é apaixonada por Business Process Management e melhoria contínua.

Tendências, propulsores de BPM e novidades do CBOK 4.0

Com Viviane Hérica, Vice Presidente da ABPMP BR


O CBOK é o livro queridinho dos analistas de processos. Lá, você encontra um conteúdo riquíssimo para começar a transformação de processos. E, este ano, depois de um longo tempo sem sofrer atualizações, foi lançada a versão 4.0.


Dessa forma, para fechar com chave de ouro essa semana de transformação, Viviane irá nos apresentar as tendências do BPM para os próximos anos, os propulsores da disciplina e também algumas novidades que o CBOK 4.0 vai nos trazer. Será um evento e tanto!

Viviane Hérica


Vice Presidente na ABPMP Brasil | Diretora de Ideação e Projetos na Doutor Hoje | Founder em Startups de Saúde | OKR Influencer | BPM Influencer| Executiva de Gestão Empresarial no grupo econômico da DuGregório Transportes | Coach Executiva e Palestrante. Já atuou como Controller, Corporate Finance Manager, Superintendente de Finanças na Unimed e Executiva de Produtos na Arvato | Bertelsmann Brasil. Formada em Ciências Contábeis pela UEPB, MBA em Controladoria pela UCB, MBA em Gestão e Planos de Saúde, Coach Executivo Empresarial pela ABRACEM e cursando MBA em Marketing Empresarial pela HSM Brasil. Co-Autora do livro Estratégia & Ação – no contexto das organizações de saúde.

Participe e vire um ninja da transformação de processos! O momento da transformação é agora.

Preencha o formulário ao lado para participar.